Terça-feira, Maio 30, 2006

Dia do Geólogo
Parabéns, meus amigos pelo dia de hoje!
Parabéns aqueles que já são Geólogos (Geólogas também), está em vias de ser, ou está pensando em ser um (ou uma)!

Homenagem do CREA-RJ pelo nosso dia: "Num mundo onde a água e os demais recursos naturais assumem importância crescente, o geólogo ganha projeção entre as profissões contemporâneas. As interações humanas com o meio ambiente, a prevenção de acidentes naturais, os usos e a ocupação do solo fazem do geólogo um profissional cada vez mais necessário. Trabalho de grande impacto social e ambiental, seja na definição de formas racionais de aproveitamento dos recursos minerais, evitando a erosão de terrenos ou a poluição de águas subterrâneas, seja na prospecção de recursos naturais valiosos, a geologia é um importante ferramenta de promoção do desenvolvimento de uma região ou país."


M.Sc. Uma Geóloga às 10:56:10 PM horas.

Geologos:


Sábado, Maio 20, 2006

Para Ver
"É bastante extensa a filmografia relacionada à mineração. A conquista do Oeste Americano rendeu incontáveis filmes, de obras-primas a seriados triviais de TV. Todos eles tratam, direta ou indiretamente, das consequências da descoberta de ouro nos EUA. Em busca do ouro, de Charles Chaplin (1889-1977), rodado em 1925, serio o ponto de partida dessa vertente cinematográfica (o filme, porém, não retrata a corrida ao ouro do Oeste, mas a que levou aventureiros e mineradores ao Alasca, no final do Século XIX). No mesmo patamar de obra-prima situa-se O tesouro de Sierra Madre (1948), de John Huston (1906-1987).
Mestre do cinema, John Ford (1894-1973) assinou magníficos clássicos do western, esmiuçando as facetas sociais e humanas da expansão para o Oeste. No entanto, ele se deteve sobre a mineração em um filme ambientado no País de Gales: Como era verde meu vale, de 1941, que descreve a vida de uma comunidade de minérios de carvão. A exploração do trabalho nas minas de carvão e o nascimento da consciência social são também o tema de Germinal (1993), adaptação de Claude Berri do romance homônimo do escritor francês Émile Zola (1840-1902).
Os filmes indicados, obras de ficção que romanceiam e fantasiam fatos reais, ajudam a compor a imagem geral das condições de vida e de trabalho existentes na época que retratam, mas não devem ser vistos como verdades incontestáveis. Por isso é possível incluir nessa relação (*) Viagem ao centro da Terra, de 1959, de Henry Levin, fantasioso e repleto de "heresias" científicas, o filme baseia-se no livro do mesmo nome, escrito em 19864 pelo francês Júlio Verne (1828-1905)."
Fonte: Mineração ao alcance de todos, coleção Entenda e Aprenda, Laura Aguiar, BEI, 2004.

(*): Eu, pessoalmente, incluiria ainda alguns filmes na mesma linha fantasiosos e cheio de "heresias" (rs):
1- "Armageddon", de 1998;
2- "O Dia Depois de Amanhã", de 2004;
3- "Impacto Profundo", de 1998;
4- "Jurassic Park", de 1992;
5- "Jurassic Park 2 - O Mundo Perdido", de 1997;
6- "Jurassic Park 3", de 2001;
7- "O Núcleo - Missão ao Centro da Terra", de 2003.
Ao ver esses filmes, é interessante parar e refletir se aquilo poderia ser verdade, se teria algum modo de acontecer. Também é divertido procurar as "heresias"...
Se vocês lembrarem de algum outro, sintam-se a vontade de indicá-lo.


M.Sc. Uma Geóloga às 10:50:18 AM horas.

Geologos:


Domingo, Maio 14, 2006

Concurso ANP 2005 - n + 4
Dia 03 de maio saiu o seguinte edital:
(...)
I - Considerar reprovados e, conseqüentemente, eliminados desse concurso público, por não terem efetivado a correspondente matrícula no Curso de Formação ou por terem formalizado a desistência do concurso, os seguintes candidatos:
26 - Especialista em Geo. Geof. Petr. Gás (Geol) RJ - Viviane Freitas Luaces
27 - Especialista em Geo. Geof. Petr. Gás (Geol) RJ - Carlos Eduardo Dias Roriz
II - Convocar, em substituição aos desistentes, na forma do Edital Esaf nº 25/2006, subitem IV.5, para se matricularem na 2ª etapa desse concurso, até o dia 5 de maio de 2006, dentre os relacionados no Anexo II ao Edital ANP nº 5, de 6/6/2005, publicado no DOU de 7/6/2005, os seguintes candidatos:
28 - ESP. GEO. GEOF. PETR. E GAS NATURAL (GEOLOGIA)-RJ - PATRICIA ROSE DE CARVALHO COSTA
29 - ESP. GEO. GEOF. PETR. E GAS NATURAL (GEOLOGIA)-RJ - FATIMA ANDREIA DE FREITAS BRAZIL

Dia 08/05 saiu este edital:
(...)
I - Considerar reprovados e, conseqüentemente, eliminados desse concurso público, por não terem efetivado a correspondente matrícula no Curso de Formação ou por terem formalizado a desistência do concurso, os seguintes candidatos:
28 - Especialista em Geo. Geof. Petr. Gás (Geol) RJ - Patricia Rose de Carvalho Costa
II - Convocar, em substituição aos desistentes, na forma do Edital Esaf nº 25/2006, subitem IV.5, para se matricularem na 2ª etapa desse concurso, dentre os relacionados no Anexo II ao Edital ANP nº 5, de 6/6/2005, publicado no DOU de 7/6/2005, os seguintes candidatos:
29 - ESP. GEO. GEOF. PETR. E GAS NATURAL (GEOLOGIA) RJ - CLAUDIO ROISENBERG
III - A matrícula deverá ser realizada de acordo com as disposições contidas no Edital Esaf nº 25/2006.

Para acompanhar as chamadas, clique aqui!


M.Sc. Uma Geóloga às 6:41:24 PM horas.

Geologos:


Segunda-feira, Maio 08, 2006

Vagas para Estágio
Oportunidade 1

Empresa Multinacional do ramo de Petróleo e Gás, seleciona:
OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO: GEOLOGIA
Estamos recrutando estudantes interessados em estagiar em Empresa Multinacional do ramo de Petróleo.
PRÉ-REQUISITOS:
- Cursando último ano de Geologia
- Inglês Fluente
- Conhecimento do pacote office
- Pró-atividade
- Bom relacionamento interpessoal
Os interessados devem enviar o currículo para: Renata Mello (renata.mello@bakerhughes.com)
Assunto: Estágio em Geologia

Oportunidade 2

EPE - EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA
Estágio em GIS
Perfil do Candidato:
Formação e conhecimentos específicos:
- Geologia - 7º período (inclusive)
- Conhecimentos teóricos de SIG e experiência com ArcGIS
- Conhecimentos de inglês e informática (enfoque em Excel).
- Carga horária e Benefícios
- Bolsa no valor de R$ 450,00, para 20 horas/semana
Atividades:
- Apoio supervisionado a tarefas de arquivamento e processamento de dados geológicos da indústria do petróleo, incluindo dados culturais e ambientais, em ambiente ArcGIS.
Contato:
Enviar CURRÍCULO e HISTÓRICO ESCOLAR até 13 de maio de 2006 para:
Empresa de Pesquisa Energética - EPE/DPOG
A/C.: Reneu Rodrigues da Silva - Av. Rio Branco, n.º 1/11º andar -Cep.: 20.090-003 - Centro
Em, 10/05/2006, às 22:56h: Emails retirados para evitar a ação de spammers, e como tem o endereço para envio de carta, não vejo mais porque manter os emails divulgados aqui. Se você ainda quiser me peça por email, ok?
Obs.: Favor enviar seu currículo somente se você preencher os requisitos para a vaga.


M.Sc. Uma Geóloga às 7:25:00 PM horas.

Geologos:


Sábado, Maio 06, 2006

CPRM - Audiência Pública - Prestação de Contas - Exercício de 2005
Projetos de Administração e Finanças da CPRM - Transparência e Responsabilidade Social
Data: 08/05/2006
Hora: 9:30 às 12:00
Local: Palácio da Geologia - Salão Nobre - Av. Pasteur, 404 - Urca - Rio de Janeiro - RJ


M.Sc. Uma Geóloga às 11:21:24 AM horas.

Geologos:


Quinta-feira, Maio 04, 2006

Concurso CPRM 2006 - 1
Para formação de cadastro de reserva, sob a responsabilidade da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - FURJ.
O Concurso Público será realizado para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva nas unidades da CPRM, nas cidades de Manaus/AM, Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Belo Horizonte/BH, Goiânia/GO, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Porto Velho/RO, Teresina/PI, observadas nos Anexos III e IV. A contratação será feita sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, dentro do prazo de validade de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado, por igual período, a contar da data da homologação do resultado final.
As provas do Concurso Público serão realizadas no dia 04 de junho de 2006. As provas de nível superior e médio serão realizadas no mesmo dia, porém em horários distintos, obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF, a serem estabelecidos pela FURJ e comunicados aos candidatos no Cartão de Informação.
Os gabaritos das provas serão publicados no dia seguinte ao referido Concurso Público, no dia 05 de junho de 2006 na imprensa especializada e na Internet, no site da FURJ.
Será realizado nas seguintes cidades: Manaus/AM, Belém/PA, Recife/PE, Salvador/BA, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Belo Horizonte/BH, Goiânia/GO, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Porto Velho/RO, Teresina/PI.
Avaliação de títulos, de caráter meramente classificatório, para os candidatos aos cargos/funções de nível superior de Geólogo, Engenheiro Hidrólogo, Analista de Recursos Naturais (Biólogo, Estatístico, Geofísico, Geógrafo e Paleontólogo), Analista Químico (Engenheiro Químico ou Químico) e Engenheiro (Engenheiro Cartógrafo), que apresentarem diploma de conclusão de Mestrado ou de Doutorado compatíveis com a área de atuação do cargo.
No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por um único local onde serão realizadas as provas, a saber: Brasília, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Velho, Belém, Recife, Fortaleza, Teresina, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia.
Quando se tratar dos cargos/funções de Geólogo, Analista de Recursos Naturais (Geofísico, Geógrafo e Paleontólogo), e Engenheiro Hidrólogo, o candidato poderá fazer até 3 (três) opções de Unidade da Empresa onde deseja trabalhar, observados os locais oferecidos para vagas e para cadastro de reserva que constam no Anexo III.

Cargos - Nível Superior
Analista de Recursos Naturais (Geofísico): Graduação em Nível Superior em Geologia, Eng. de Minas ou Geofísica e registro no respectivo órgão de classe. Rio de Janeiro (2 + 1 para deficiente físico), Manaus (1), Salvador (1), São Paulo (1), Belo Horizonte (1), Goiânia (1), Fortaleza (1), mais cadastro de reserva. Salário: R$ 2.396,73. Taxa de inscrição: R$ 70,00.
Geólogo: Graduação em Nível Superior em Geologia e registro no respectivo órgão de classe. Rio de Janeiro (2), Manaus (7), Belém(6), Recife (7), Salvador (7), São Paulo (6), Porto Alegre (5), Belo Horizonte (7), Goiânia (7), Porto Velho (5), Fortaleza (7), Teresina (5), mais cadastro de reserva. Salário: R$ 2.396,73. Taxa de inscrição: R$ 70,00.
Analista de Recursos Naturais (Paleontólogo): Graduação em Nível Superior em História Natual, Geologia ou Ciências Biológicas, acrescido de Curso de especialização em Paleontologia, e registro no respectivo órgão de classe. Cadastro de reserva. Salário: R$ 2.396,73. Taxa de inscrição: R$ 70,00.

Cargos - Nível Médio
Analista Técnico Especializado (Técnico em Geologia): Curso compleot de Nível Médio de Educação Profissional de Nível Médio Técnico (antigo segundo grau profissionalizante) em Técnico de Geologia e registro no respectivo órgão de classe. Cadastro de reserva. Salário: R$ 1.009,95. Taxa de inscrição: R$ 40,00.
Analista Técnico Especializado (Técnico em Mineração): Curso compleot de Nível Médio de Educação Profissional de Nível Médio Técnico (antigo segundo grau profissionalizante) em Técnico em Mineração e registro no respectivo órgão de classe. Cadastro de reserva. Salário: R$ 1.009,95. Taxa de inscrição: R$ 40,00.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 2 de maio a 12 de maio de 2006, nas agências dos Correios listadas no Anexo I do edital, ou, ainda, via Internet, no período de 2 de maio, a partir das 10:00h do horário oficial de Brasília, a 14 de maio, até às 23:59h, conforme os procedimentos especificados a seguir.

As Provas terão: 5 questões de conhecimentos gerais (1 ponto cada), 10 questões de língua portuguesa (1 ponto cada), 5 questões de noções de informática (1 ponto cada), 20 questões de conhecimentos específicos (3 ponto cada), totalizando 80 pontos.

Será eliminado do Concurso Público o candidato que zerar qualquer uma das provas (Conhecimentos Básicos, Gerais e/ou Específicos) ou não atingir o percentual mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos estabelecido.

A avaliação de títulos valerá 10 (dez) pontos, sendo 5 (cinco) pontos para os candidatos que apresentarem diploma de conclusão de Mestrado ou 10 (dez) pontos para os que apresentarem diploma de conclusão de Doutorado.

Clique aqui para maiores informações.


M.Sc. Uma Geóloga às 7:30:20 PM horas.

Geologos:


Terça-feira, Maio 02, 2006

Respondendo ao comentário...
André da UFRJ, perguntou, no dia 02/05/2006 às 20:16:37: "Alguém sabe me dizer quando e quantos candidatos aprovados no concurso da PETROBRAS 2005 para o cargo de geólogo pleno serão convocados pela empresa?"
Resposta: Não tenho nenhuma informação a respeito... Mas eu chutaria (isso mesmo CHUTE!!), poucas dezenas, no máximo uns 20, como no exemplo de Eng. de Meio Ambiente Pleno de 2004...
Boa sorte nessa espera... A minha foi longa e cheia de angústia...


M.Sc. Uma Geóloga às 8:55:33 PM horas.

Geologos:


Classificados do DNPM - Geologia($), Mineração/Geologia(*) e Paleontologia (&)
ALAGOAS ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado SERGIO DE FARIAS TENORIO 58

AMAZONAS (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ADRIANA PANTOJA DOS SANTOS 1

BAHIA ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado OSMAR ALMEIDA DA SILVA 18

BAHIA (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado CARLOS MAGNO OLIVEIRA SILVA 10

Brasília ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado DHEBORA BATISTA ROSA VENTURA 2
2 Classificado PLINIO TAVARES 4
3 Classificado KARLOS RODRIGO DE OLIVEIRA E SILVA 12

Deficiente Físico - Brasilia ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
41 Classificado FLAVIO SOARES DO NASCIMENTO 351

Brasília (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ROBERTO DA SILVA 14
2 Classificado CAMILA IMACULADA DE PAULA 23

Brasília (&)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado IRMA TIE YAMAMOTO 1
2 Classificado RODRIGO MILONI SANTUCCI 5

Ceará ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado SAULO DE ALMEIDA GOMES 23

Ceará (&)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ANDREA CRISTINA GIONGO HAUCH 3

Espírito Santo ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado FREDERICO GUILHERME GUARALDO DE ANDRADE 16
2 Classificado MARCOS LOPES CAMBRA 24
3 Classificado MARCELO DOS SANTOS FERNANDES FERREIRA 48

Goiás($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado GUSTAVO ADOLFO ROCHA 135

Goiás(*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado WALTUDES COSTA MEDEIROS 4

Maranhão ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado SILVIO CESAR CORREA 50
2 Classificado FABIO RODRIGUES OLIVEIRA 77

Mato Grosso($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado RAFAEL BASTOS DA SILVA 40

Mato Grosso(*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ANDERSON ALVES DE SOUZA 17

Mato Grosso do Sul ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ROMUALDO HOMOBONO PAES DE ANDRADE 10
2 Classificado PATRICK SCHALDACH 68

Minas Gerais ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ADRIANE COMIN FISCHER 14
2 Classificado JOSE GERALDO DA SILVEIRA 27
3 Classificado LUCIANO MOZER DE ASSIS 28
4 Classificado PATRICIA ALVES JUNQUEIRA 33

Minas Gerais (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado PAULO DONIZZETTI DIAS DA SILVA 3

Pará ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado HEBERTON LOBATO RODRIGUES 85

Paraíba ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado LUIS MANOEL PAES SIQUEIRA 3
2 Classificado KLAYTON JONNE VIEIRA DE MELO 35

Paraná ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado RENATA DE PAULA XAVIER MORO 15
2 Classificado FERNANDO ANTONIO GUIMARAES MARTINS 21

Pernambuco (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado JOSE HENRIQUE GOMES DE OLIVEIRA 2

Piauí ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado JOSE CARLOS SALES CAMPOS 5
2 Classificado HELANO REGIS DA NOBREGA FONTELES 6

Rio de Janeiro ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ROSANA ELISA COPPEDE DA SILVA 8
2 Classificado WILLIANS CARVALHO 19

Rio de Janeiro (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado JORGE JOSE DE MELO 39

Rio de Janeiro (&)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado MARCIA APARECIDA FERNANDES DOS REIS 2
2 Classificado RODRIGO DA ROCHA MACHADO 4

Rio Grande do Norte ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ROBERTO MOSCOSO DE ARAUJO 59
2 Classificado TIAGO JOSE DE CASTRO 92

Rio Grande do Sul ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado KAREN CRISTINA DE JESUS PIRES 22

Rio Grande do Sul (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado MARCELO BANDEIRA SANTOS 18

Rondônia ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado 210000350 EDUARDO HENRIQUE RODRIGUES PEREIRA 91

Rondônia (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ARTUR CESAR DE OLIVEIRA 28

Roraima ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado GLORIA LORENA SOUSA SENA 138

Santa Catarina ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado JOAO CARLOS CARRILHO 7
2 Classificado JORGE PLA CID 9

Santa Catarina (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado JANILSON SILVA CAMARA 16

São Paulo ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ANA LUCIA DESENZI GESICKI 1
2 Classificado IZABEL SHIZUKA ITO TORRES 20
3 Classificado MARCELO BARONE 26

São Paulo (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ANDRE ELIAS MARQUES 9

Sergipe ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado RICARDO OLIVEIRA GALLART DE MENEZES 13

Tocantins ($)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado FREDERICO BEDRAN OLIVEIRA 34
2 Classificado FABIO LUCIO MARTINS JUNIOR 36

Tocantins (*)
Classificação Final Situação Nome Classificação Geral
1 Classificado ANTONIO OSVALDO DOS SANTOS 25

Demais aprovados ver a listagem completa aqui!

Desculpem a demora em postar a listagem, eu ainda não sabia que a listagem estava publicada no próprio site do DNPM...


M.Sc. Uma Geóloga às 8:24:52 PM horas.

Geologos:


VII Semana da Geofísica da UFRJ
Será realizada no Salão Nobre da Decania do CCMN - Ilha do Fundão - RJ, nos dias 16 a 18/maio/2006, com o tema Geofísica: aplicações no Meio Ambiente, Mineração e Petróleo. Terá ainda um curso da Geosoft na parte da tarde.
Inscrições e informações: SBGf (eventos@sbgf.org.br) ou (21) 2533-0064.


M.Sc. Uma Geóloga às 8:08:54 PM horas.

Geologos:


Contribuição de uma amiga Geóloga da UNESP
Perfuração bate recorde na crosta do oceano
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, na tentativa de entender como a crosta terrestre se formou, atingiram pela primeira vez a camada conhecida como gabro (um tipo de rocha formada pelo resfriamento lento de lava) no fundo do oceano. Numa escavação realizada a 800 km da Costa Rica, a camada foi atingida a 1.157 m de profundidade, informa a revista britânica "New Scientist". A broca utilizada pelos pesquisadores, por causa da dureza da rocha, chegou a avançar apenas dez metros por dia. Ainda faltam 4 km para alcançar o manto, camada pastosa e muito quente que está debaixo da crosta. (DA REDAÇÃO)
Folha de São Paulo, 02 de maio de 2006.


M.Sc. Uma Geóloga às 8:05:52 PM horas.

Geologos:



Perfil

M.Sc. Uma geóloga - 25 anos - UFRJ
email: umageologa@gmail.com

geologos online
Site Meter

Arquivo

Linke-nos

Geologia pra Todos!


Você já esteve aqui vezes.

Powered By Blogger TM
Webmaster: Uma Geóloga

By Uma Geóloga
Adicione em Favoritos

Adote seu amigão! Serviço de comentários provido por Comentar.com.br Adote um companheiro!