Domingo, Agosto 31, 2003

Bem... por enquanto coloquei um novo host (do Blogger) de comentarios... não se preocupem... os outros já postados estão salvos no comentar... só temos que esperar eles se acertarem por lá....

Agora M.Sc. Uma Geóloga às 11:33:19 AM horas.

Geologos:


Gente, tenho uma dúvida!!!
Como faço pra ir do Rio de Janeiro até São Pedro para o Simpósio de Geologia do Sudeste??? Daqui para lá não existe ônibus direto. Estive pensando em ir até Piracicaba e de lá pegar qualquer ônibus que vá para lá... Gostaria que vocês me informassem se esta é a melhor alternativa. Daqui para aquela região só temos ônibus até Piracicaba e Limeira, nem para Rio Claro temos...
Mas como o host dos comentários (Comentar) está com problemas (fora do ar), estou sem comentários até que eles resolvam o problema... Gostaria então que vocês, se tiverem alternativa melhor ou se esta é a melhor, por favor me escrevam em: umageologa@hotmail.com que estarei esperando por respostas... E depois as publicarei aqui, ok? Isto é, se o remetente permitir...


Agora M.Sc. Uma Geóloga às 10:53:36 AM horas.

Geologos:


Sábado, Agosto 30, 2003

Esta é a Mina do Pico do Itabirito também explorada pela MBR, no município de Itabirito (acho... se não for deve ser Nova Lima).
Todo esse morro que hoje encontra-se tombado pelo Patrinomio da Humanidade ou algo assim já foi um dia ponto de referência de bandeirantes e escravos que buscavam pelas riquezas de nosso país. De lá pode-se ver o Pico do Itacolomi, que fica em Ouro Preto. Uma bela cidade, que respira geologia e com belas igrejas a serem visitadas. Pena que tenha-se que pagar R$1,00 para entrar em cada uma delas... Caso vá a Ouro Preto, não deixe de ver a bela coleção de minerais da UFOP na Escola de Minas, que fica bem na Praça onde tem a estátua de Tiradentes, e levando a carteirinha de estudante só vai pagar R$2,00. O único problema é que você deve estar com bastante pique e com um bom calçado, já que é uma cidade de sobe e desce!


Agora M.Sc. Uma Geóloga às 2:54:32 PM horas.

Geologos:


Domingo, Agosto 24, 2003

Esta é a mina de Sapecado, que atualmente é explorada pela MBR (Minerações Brasileiras Reunidas). O que se explora lá??? Bem, como está localizada no Quadrilátero Ferrífero, é praticamente óbvio que se explore Ferro. Mas nas redondezas temos mina de amianto (no SuperGrupo Nova Lima), e até mesmo a Formação Gandarela possui uma quantidade razoável de Manganês, mas não deve ser economicamente viável, porque se fosse com certez já teria sido explorada. Ah. Também têm-se exploração de Ouro nas redondezas e o lugar é cheio de trilha feita por escravos a procura de ouro na Formação Moeda. Eu mesma andei numa trilha que as pontes, iluminação, etc foram feitas no século XIX, claro que tínhamos a permissão da AngloGold para andar lá já que se localiza ao lado do Rio do Peixe, local que possue diversas represas (como a de Codornas), que produzem energia para envia-la para Nova Lima, para a Mina de Morro Velho, e lá explorar Ouro.
Depois postarei outras fotos, ok?

PS.: Vocês não me disseram o que acharam do novo visual... Foi eu mesma quem fiz, desde o papel de parede, até a montagem das fotos, algumas são da Geotrack , outras minhas tiradas do QF e até mesmo o fóssil é foto do meu namorado. Espero que curtam este novo visual. Comentem e digam, ok?


Agora M.Sc. Uma Geóloga às 8:28:24 AM horas.

Geologos:


Terça-feira, Agosto 19, 2003

Oie, gentem! Voltei! Saudades da geologia??? Pois eh, soh vi isso durante todo esse tempo. Alias, vi e senti, minerio de ferro grudado no cabelo, na mao, no rosto, na roupa. Minhas roupas de campo foram direto pro lixo! Nem tentei lavar!
E ai, povo! Como serah que estah sendo o ENEGEO em Sao Jorge na Chapada dos Veadeiros??? Se eu tiver novidades de meus olheiros, postarei, mas tb quero que suas novidades fiquem registradas aki. Deixe seu comentario!
As fotos assim que revelar colocarei algumas para que sintam o gostinho de mapear o Quadrilatero Ferrifero, em MG. Mas precisamente nos municipios de BH, Nova Lima e Itabirito... Que alias soh ouvir falar disso, Itabirito Silicoso, Itabirito Dolomitico, Soft Ore, Formacao Caue, Filito Gandarela, Quartzito Cercadinho, Filioto Fecho do Funil (que estaum sempre intercalados e cheio de Reduction Spots...), Quartzito Moeda, Filito Batatal, Embasamento Nova Lima... Argh! Depois a gente conversa sobre isso...


Agora M.Sc. Uma Geóloga às 11:47:12 AM horas.

Geologos:



Perfil

M.Sc. Uma geóloga - 25 anos - UFRJ
email: umageologa@gmail.com

geologos online
Site Meter

Arquivo

Linke-nos

Geologia pra Todos!


Você já esteve aqui vezes.

Powered By Blogger TM

By Uma Geóloga
Adicione em Favoritos

Adote seu amigão! Serviço de comentários provido por Comentar.com.br Adote um companheiro!